- Área: 23000 m²
- Ano: 2014
-
Fotografias:Tuomas Uusheimo, Asko Takala, Sampo Sikiö
Descrição enviada pela equipe de projeto. O plano diretor da cidade para o conjunto habitacional foi baseado originalmente num desenho de Peter Zumthor. A ideia era criar um bloco de vidro monolítico que fechasse um grande pátio. Nosso escritório foi contratado para projetar o bloco em 2004, quando o plano ainda não havia sido retificado. As provas de viabilidade e esquematização detalhada do plano foram feitas simultaneamente com o desenho esquemático dos edifícios. O primeiro edifício do bloco não foi concluído até 2007 e o conjunto levou cerca de dez anos a partir dos nossos primeiros croquis para ser finalizado.
O desafio da tarefa era fazer que a imagem de um edifício de vidro cumpra as funções da vida no centro da cidade, as demandas da responsabilidade ecológica e o nível de custo local. Varandas altas com painéis de vidro de correr cobrem os três lados do bloco e proporcionam uma zona amortecedora para as ruas. As paredes por trás da cortina de vidro são de madeira. O quarto lado, voltado ao nordeste, frente a uma rua com muito tráfego, teve sua fachada de vidro aplicada por diferentes meios. O lado do pátio tem um ritmo e aparência completamente diferente criado por pavilhões de forma livre que são agregados ao corpo principal.
Os conceitos e materiais das fachadas são também diferentes no interior do bloco. As partes principais das fachadas do pátio tem padrões que se assemelham à casca de bétula, e os pavilhões estão revestidos com chapas. Este novo bloco urbano traz vida ao centro de Jyväskyla - uma cidade universitária - e brilha pela noite como uma grande lanterna.
As residências possuem tamanhos generosos, boa parte delas tem vistas tanto para a rua, como para o pátio. As varandas ampliam a sala de estar ao ar livre. As residências não possuem nenhum luxo, mas um bom desenho para a vida cotidiana.